Como fazer automações para Instagram sozinho(a)?

“A preocupação dos investidores em relação à ameaça das novas tecnologias é exagerada. (relatório para investidores da Blockbuster em 1999)”.

 

Depois dessa eu vou dormir… Pensa você também que está na área de gestão de tráfego sem estar no mundo das automações e IA. O bate-papo de hoje é sobre automação no Instagram, basicamente como que você pode construir automações próprias para você. Simbora!

Na edição de hoje!

  • 👣passo a passo para saber o que precisa para ter agente de IA no Instagram
  • 🔨 ferramentas que você precisa ter em mãos
  • 🎯Facebook.developers. Djabéisso?
  • 📈Habilidades que você precisa ter. 

Primeiro de tudo, preciso começar a discutir o porquê estou escrevendo este blog? o título parece bem óbvio mas por trás tem um motivo: “publicações no Instagram estão aparecendo na rede de pesquisa do Google”. 

 

Mais que importante é você saber as regras de SEO para sites, vídeos e demais recursos de marketing. Isso significa que conteúdos recorrentes, automações e engajamento aumentam a sua visibilidade tanto no Instagram, quando a possibilidade de aparecer na rede de pesquisa do google (seguindo as regras de SEO). O básico bem feito manão, dito isso. E deixando um contexto aqui antes de iniciar, vamos nós…

  1. Passo a passo para saber o que precisa para ter agente de IA no Instagram.

O que vamos construir aqui é basicamente o que o Manychat faz, você publica algo relevante e envolvente nas redes sociais e faz uma chamada para ação “digite CTA”, “digite xpto”, o que quer que seja para a automação enviar o link ou material no Direct Message (DM)  do Instagram.

 

Você pode estar pensando “ué, mas por que não se paga logo o manychat?”. Olha, com esse post você pode ter informações de como construir commmm mais liberdade suas automações e tem controle sobre tudo. Não sou contra o Manychat, deixa disso. É mais uma ferramenta que estou disposto a te entregar para aumentar suas habilidades.

 

  1. 1 Conteúdo e público-alvo em mãos

Isso mesmo que você leu! Para quem você vai falar? qual conteúdo você vai discorrer? qual seu objetivo de marketing? qual sua persona? Vou te dar um exemplo do meu objetivo para que você tenha chegado até aqui: “capturar endereços de email, para contratar meus serviços de marketing”. Ponto final!.

 

Eu acredito muito que primeiro precisamos crescer uma lista de contatos “quentes”. A lista de contato é o maior ativo da sua empresa, sabia? Netflix, Amazon e todas as grandes empresas focam em quantidades de pessoas ativas pagando mensalmente. Anota aí “Meu objetivo é…”. Para o próximo passo…

  1. 2 BM no facebook verificada.

BM vem do inglês do tio Zuck de “Business Manager”, ou em português, gerenciador de negócios. Ela necessita ser uma BM verificada, para que isso ocorra existem algumas regras que o facebook impõe como: site, CNPJ da empresa, endereços, razão social e demais informações empresariais. 

 

Além disso, você precisa estar habilitado para  conseguir uma BM verificada. Veja aqui nesse link os requisitos para que você a consiga. Sem isso, não é possível prosseguir para o próximo passo.

uma mensagem de Maurício
Artigo continua ↓
  1. 3 🎯Crie aplicativo no facebook.developers

Eita! essa parte aqui não é difícil, mas o primeiro contato parece. Logo após de ter sua BM verificada, crie um aplicativo do Instagram no facebook.developers. Essa é uma das partes que eu particularmente demorei bastante para aprender – e ainda estou aprendendo- o facebook muda todo dia. 

É igual na escola do primário, a professora de matemática mudava a equação de bananas para maçãs e dava bug na cabeça dos alunos 😂. Tenha paciência nessa parte aqui porque cada erro é difícil de achar depois. Ela é importante porque é aqui que você colocar seu Webhook na N8n para rodar suas automações.

     1.4  Agora que vem a automação.

Cansou foi? nem começamos. Aqui você fará sua automação na N8n. Para isso precisa ter conhecimentos de lógica de programação, agentes de IA, e conectividades com o app do facebook.developers. Sabe, aqui é onde o bicho pega, porque você precisa estar com todos os pontos alinhados anteriormente que eu mencionei. 

 

Inclusive com a palavra-chave mencionada no passo 1.1, que é onde você colocará uma condição “se o usuário falar xpto”, mande isso na DM. Parece trabalhoso, mas depois que você faz uma vez, só continua o trabalho na produção de conteúdo, e na sua automação, muda apenas a palavra-chave. Fica simples depois.

To sum up. Resumo das ferramentas que precisa ter.

  • 🔨Servidor (VPS) cloud pronta com N8n
  • 🔨 BM verificada do facebook
  • 🔨Aplicativo do facebook.developers
  • 🔨automação na N8n 
  • 🔨 conteúdo nas mãos
    não vou mencionar que precisa ter Instagram profissional que é o mais óbvio do óbvio, pode até ser um insulto para algumas pessoas 😂”.

💡Um cadinho à mais de informação galera…

Essa é uma forma de automatizar os conteúdos no seu instagram e crescer a lista de contatos do seu negócio. Além disso, o engajamento com os usuários faz com que o próprio algoritmo entregue seu conteúdo para mais pessoas qualificadas.  E o melhor de tudo! você pode aparecer com o seu conteúdo (engajadão) na rede de pesquisa do Google. É exatamente isso que eu estou fazendo aqui, criando relacionamento com você para que no longo prazo possamos fechar parcerias, negócios e que você conheça mais possibilidade de utilizar com inteligência o marketing da sua empresa.

🧈puro suco do ouro para quem ficou até aqui.

Lembra no início desse blog que mencionei que os conteúdos no Instagram estão aparecendo no google? pois é, como um bom cientista, eu gosto de informação de fontes confiáveis. Se quiser conferir na íntegra o conteúdo direto do meta ads só clicar nesse Link. Para que seus posts do Instagram aparecem na rede de pesquisa do Google, precisa de três coisas…

  • maior de 18 anos
  • possuir conta profissional no Instagram
  • a conta precisa ser pública
  • vá até seu Instagram, toque no menu sanduíche ☰ na aba superior direita , vá até privacidade da conta 🔒 e deixe habilitado “permitir que  fotos e vídeos abertos apareçam em resultados de mecanismos de pesquisa”. Curtiu ne?!

    até a próxima…

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